09/07/2009

Projeto ALMA


ALMA é um telescópio astronômico revolucionário, composto por um conjunto de 66 antenas gigantes de 12 metros e 7 metros de diâmetro que observam longitudes de onda milimétricas e submilimétricas.
ALMA, que começara suas observações científicas em 2011, é o telescópio mais poderoso para observar o Universo frio: o gás molecular e a poeira, assim como o remanescente da radiação do Big Bang. Estudará os componentes básicos das estrelas, os sistemas planetários, galáxias e quem sabe responder algumas interrogações de nossas origens cósmicas.

ALMA operara a longitudes de onda de 0,3 a 9,6 mm, o que requer uma localização alta e seca que permita ao telescópio ver através da atmosfera da Terra. É por isso que está sendo construído a impressionante altura de 5.000 metros no Llano de Chajnantor, na região de Antofagasta (Chile), o mais alto sítio de observação astronômica do mundo. Proporcionára uma resolução e sensibilidade sem precedentes, 10 vezes melhor que o Telescópio Espacial Hubble. As antenas de 12 metros de altura possuirão bases móveis que podem variar de 15 metros a 16 km.

O projeto ALMA é uma cooperação entre as comunidades científicas da Ásia, Europa e América do Norte com o Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário